domingo, 16 de dezembro de 2007

Tocar à campainha e fugir

Tenho saudade do tempo em que vínhamos da escola, tocávamos à campainha e fugíamos.
Por acaso eu nunca tocava à campainha, eu era sempre o gordo apático que ficava para trás a aturar as avózinhas. Porque isso não são coisas que se façam, que meninos mal educados. Os meus colegas, já longe, riam-se que nem uns perdidos. Mas isto durou pouco tempo. Alguns meses bastaram para eu encetar terríveis planos de vingança. Eu tocava às campainhas e dizia para correrem. Eles iam e eu ficava à espera. Quando as avózinhas, furiosas, chegavam à porta, eu fazia o meu relato.
Foram eles, tocaram e fugiram, dizia eu esticando o dedo mais do que podia. 
Eu ainda lhes tentei dizer que não deviam, porque é errado, mas a senhora sabe, são miúdos de rua, não respeitam ninguém. Mas eu fiquei aqui, a dar a cara, e para lhe dar os nomes deles, para, se a senhora quiser, fazer queixa aos pais deles. Que eu não sou queixinhas mas também não gosto de deixar passar estes bandalhos impunes.
As velhotas, enternecidas com a minha honestidade e responsabilidade, lá me mandavam entrar para comer umas bolachinhas com chocolate quente (na altura dizia-se ir beber um nesquique). Deves estar com fome filho, depois de um dia de escola tão grande! Eles agora matam os meninos como tu, não há direito, antigamente os meus filhos quase nem iam à escola, era menos tempo, tinham mais tempo para brincar, e carregar alguns tijolos e sacos de cimento, mas hoje...
Eu, ao fim de 30 segundos, já não ouvia nada, concentrado nos biscoitos e no chocolate. Mal acabava dizia que tinha de me ir embora, para que os meus avós, que me esperavam em casa, não ficassem preocupados. Porque a senhora sabe, andam para aí uns senhores a dar chupa-chupas, eu não aceito, mas depois os nossos pais ficam muito preocupados. Eu é que nunca aceito nenhum chupa-chupa dado por um estranho. Se for uma passa num charro ainda vá que não vá, agora chupa-chupas é que nunca!!!
E lá ia eu triunfante para casa, lanchar claro. Foi assim que cresci, e alarguei.
Eu comia as bolachinhas e o nesquique e os meus colegas pulavam e divertiam-se. Está fácil de ver quem saía a ganhar. Eles desenvolveram o divertimento, eu desenvolvi o intelecto. Hoje, eles trabalham durante o dia numa coisa qualquer que lhes basta para pagar as contas da casa, à noite vão jogar futsal ou bilhar ou ver o FCP na Sporttv do café da vizinha. Eu trabalho durante o dia ou durante a noite, conforme o que vai aparecendo, e nos tempos livres sento-me sozinho frente ao computador a escrever textos que ninguém lê e que também não me rendem nenhum carcanhol. 
É fácil de ver que acabou a ganhar entre mim e aqueles bandalhos!
È verdade, e continuo a gostar muito do nesquique.

Sem comentários: